SEGREDOS


“Pai, obrigado por esse outro nível de ensinamento sobre conspiração religiosa. Dê-nos ouvidos para ouvir, corações para obedecer e o Temor do Senhor para seguir Seus caminhos. Estamos gratos por juntar estas duas mensagens para que possamos estar equipados para cumprir a Sua vontade na Terra!”

Vamos ler Filipenses 2:2-14: completai a minha alegria, para que sejais de semelhante pensamento, tendo o mesmo amor, sendo de um acordo, de uma mente. Que nada seja feito por contenda ou por vanglória, mas com humildade na mente; cada um considere os outros melhores do que a si mesmo. Não atente cada um para suas próprias coisas, mas cada qual também para as coisas dos outros. Que haja em vós a mesma mente que houve também em Cristo Jesus: Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas fez-se sem reputação, tomando sobre si a forma de um servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz” (Versículos 2-8).

Então, podemos até dizer que neste aspecto, Ele foi obediente até a morte, a morte de cruz. Esta passagem nos encoraja a ter a mesma mente de obediência que estava em Cristo e que também deve estar em nós. A alegria vem da obediência.

“Pelo que também Deus o exaltou altamente e lhe deu um nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho das coisas nos céus, e coisas na terra, e coisas debaixo da terra, e para que toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus o Pai. Por isso, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, trabalhe sua própria salvação com temor e tremor. Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas” (Versículos 9-14).

A salvação não é uma oração; é um estilo de vida; é uma vida de pegar a sua cruz porque está tudo na Palavra! Tudo o que você faz em segredo é muito importante. O que importa não é o que você faz na presença do Corpo, mas na ausência do Corpo, o que você faz em segredo! Isto é tudo sobre o Temor de Deus! Seja qual for o bem que você faça, seja qual for a ajuda que você dê, é melhor que seja feito em segredo (Mateus 6:3-4), mas também conspirações religiosas, conspirações e agendas ocultas são sempre feitas em segredo. Esta é a segunda parte de uma mensagem chamada Conspiração Religiosa!

Enquanto isso ajuntou-se uma multidão de inúmeras pessoas, de tal modo que pisoteavam umas as outras, e ele começou a dizer primeiro aos seus discípulos: Cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Porque não há nada encoberto que não seja revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido. Porquanto tudo o que em trevas falastes, será ouvido na luz, e o que nos quartos tiverdes falado nos ouvidos, será proclamado dos telhado.” Lucas 12:1-3

O que é hipocrisia? Significa muitas coisas, mas o que quero salientar não é a respeito de quando fazemos algo em público, mas em secreto. Fazemos algo diferente quando estamos sozinhos ou perto de certas pessoas, aquelas que não são do Corpo de Cristo, como familiares e adversários. A questão é que dizemos algo em público, mas fazemos outra coisa em secreto; a questão é o que dizemos em torno dos justos, mas dizemos outra coisa ou nada dizemos em torno dos injustos. Todos nós precisamos da graça de Deus para esta corrida. Esta passagem diz que “tudo será revelado”, tudo o que fizermos em segredo. Tudo o que fazemos em nossos corações. Tudo o que você falou na escuridão, tudo o que você falou quando ninguém estava vendo você, é o que mais importa. Jesus sabia tudo o que eles diziam em segredo. Isso é suficiente para nos fundamentar no Temor do Senhor. O orgulho nos fará esconder coisas! Quando não deixamos a Palavra de Deus trabalhar em nós, começamos a fazer coisas sem o Temor do Senhor. Jesus está ao nosso redor, mas Ele também nos vê em secreto. Jesus sabia e sabia de tudo! Mesmo antes de algo acontecer, o Espírito Santo sempre nos alertará! Este é um ótimo momento para nos arrependermos, não depois do ocorrido, mas antes que Ele nos avise! O Temor do Senhor nos leva à misericórdia! 2 Reis 4 fala sobre o milagre do azeite. No capítulo 5, vemos que a cura se transforma em maldição. No capítulo 6, vemos muitos outros milagres, como a ponta do machado que flutuou. Tudo isso nos leva à fé em Jesus e também ao Temor do Senhor!

E o rei da Síria disse: Vai lá! Vai e eu enviarei uma carta ao rei de Israel. E ele partiu, e levou consigo dez talentos de prata, e seis mil pedaços de ouro, e dez mudas de vestes.

E ele trouxe a carta até ao rei de Israel, dizendo: Agora, quando esta carta chegar a ti, eis que, com ela enviei-te Naamã, o meu servo, para que possas recuperá-lo da sua lepra. E sucedeu, quando o rei de Israel leu a carta, que ele rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e fazer viver, para que este homem, verdadeiramente, envie-me um homem para ser recuperado da sua lepra? Porquanto considerai, insisto convosco, e vede como ele busca contenda contra mim. E assim sucedeu, quando Eliseu, o homem de Deus, ouviu que o rei de Israel havia rasgado as suas vestes, que ele enviou ao rei, dizendo: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa que venha até mim e ele saberá que existe um profeta em Israel. Assim, Naamã veio com os seus cavalos e com a sua carruagem e parou a porta da casa de Eliseu. E Eliseu enviou um mensageiro a ele, dizendo: Vai e te lava no Jordão sete vezes, e a tua carne virá novamente a ti, e tu serás limpo. Porém, Naamã ficou irado, e foi-se embora, e disse: Eis que pensei: Ele, certamente, sairá até mim, e se porá de pé, e clamará o nome do SENHOR seu Deus, e baterá com a sua mão sobre o local, e recuperará a lepra.2 Reis 5:5-11 

“Certamente, Eliseu fará do meu jeito”, pensou Naamã. Pessoas religiosas e orgulhosas pensam assim: por que ele está fazendo assim? Eu poderia fazer melhor. Não é assim que eu teria feito. Existe uma maneira mais rápida. Ele tem o poder, ele tem autoridade, por que ele simplesmente não invoca o nome de Deus e tudo será feito?” As perguntas podem continuar indefinidamente. Mas as pessoas não entendem por que a liderança, Deus ou pessoas espirituais fazem as coisas desta ou daquela maneira. E o que acontece? Indignação! Ele ficou bravo porque queria que fosse feito do jeito dele! Há uma diferença entre Naamã e Eliseu! Naamã era um homem cheio de lepra e Eliseu – um profeta cheio de sabedoria e discernimento! Não é melhor fazer assim? Mover através de minhas emoções, minhas necessidades e a minha maneira.

Sempre há alguém dizendo ao Espírito Santo o que fazer. É por isso que leviatã está sempre trabalhando por aí, trazendo indignação quando não fazemos as coisas do jeito que nossa carne quer, nossos planos, ou o que nossa carnalidade quer. Naamã até disse a Eliseu onde ele queria ser lavado. Ele se sentiu limpo demais para mergulhar nas águas do Jordão: “Não são o Abana e o Farpar, os rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não posso eu me lavar neles e ficar limpo? Assim, ele se volveu e partiu em fúria. E os seus servos se aproximaram, e falaram a ele, e disseram: Meu pai, se o profeta tivesse te pedido para fazer uma coisa grande, não a terias feito tu? Quanto mais, agora que ele te disse: Lava-te e ficas limpo? Então, ele desceu e mergulhou sete vezes no Jordão, segundo o dizer do homem de Deus; e a sua carne retornou como a carne de uma pequena criança, e ele foi limpo. E ele retornou ao homem de Deus, ele e toda a sua companhia, e veio, e pôs-se diante dele; e disse: Eis que agora sei que não há Deus em toda a terra, senão em Israel; agora, portanto, suplico-te, recebe uma bênção do teu servo. Porém, ele disse: Como vive o SENHOR, diante de quem me ponho de pé: Não quero receber nada. E ele insistiu para que ele a recebesse; mas ele se recusou.” 2 Reis 5:12-16

Fazemos a mesma coisa, mas em nossas próprias mentes e corações. Há uma piscina bem aqui. Conveniência moderna: mais fácil, mais rápido, mais inteligente, mas não Deus. Você sabe como as pessoas me dizem como escrever e postar e como fazer isso em versões mais curtas, MAS Deus está me dizendo para fazer assim! Por que não fazer assim? A Palavra de Deus nos diz para receber o profeta e receber a recompensa do profeta (Mateus 10:41)! Carnalidade misturada com verdadeira obediência... Querem obter resultados, mas tentam descobrir como, quando e por que, quando a Palavra de Deus diz, os Seus caminhos são mais altos que os nossos (Isaías 55:8-9)! Pessoas religiosas até começam a fazer reuniões ou evangelismos usando estratégias diferentes do que vem da Palavra de Deus. A mesma coisa, o mesmo cenário que aconteceu com Naamã, acontece agora, mas muito pior. Pense em quando Deus mandou Noé construir a Arca... Eu me pergunto sobre todas as opiniões e frustrações, mas à medida que Cristo constrói Sua igreja, comprometo-me a segui-Lo e a seguir Suas instruções sem questioná-las e modificá-las. Ele é Deus e nós somos homens! Por que queremos que Ele faça as coisas do nosso jeito? Sempre precisamos do Temor do Senhor porque se temos o Temor do Senhor, temos o Temor da Palavra! O Senhor é a Palavra, e a Palavra é o Senhor!

“Porém, quando ele entrou, e pôs-se diante do seu mestre; e disse-lhe Eliseu: De onde vens tu, Geazi? E ele disse: O teu servo não foi a lugar nenhum. E ele lhe disse: Não foi contigo o meu coração quando o homem retornou da sua carruagem para te encontrar? É hora de se receber dinheiro, e receber vestes, e olivais, e vinhas, e ovelhas, e bois, e servos e criadas? Portanto, a lepra de Naamã se pegará a ti, e à tua semente para sempre. E ele saiu da sua presença um leproso, tão branco como a neve.” 2 Reis 5:25-27

Sempre questionamos a Deus. Por que tenho que seguir o caminho estreito? É muito longo e muito estreito! Mas depois que Naamã foi purificado, ele nasceu de novo. Sua carne estava completamente limpa! Naamã queria abençoar Eliseu, mas ele não recebeu a bênção! Por alguma razão, Deus lhe disse para não receber nada! Até mesmo com Abraão, ele negou a bênção porque sabia que a fonte não era limpa: “Você dirá a todos que foi você quem me enriqueceu” (Gênesis 14:21-23). Provavelmente, Naamã tinha uma agenda secreta, uma agenda oculta para abençoar o profeta (2 Reis 5:15)! Mas Eliseu recusou-se a recebê-lo. “Mas ele disse: Vive o Senhor, diante de quem estou, que não receberei nada. E ele o incentivou a aceitar; mas ele recusou” (Versículo 16).

Agora vemos a mesma coisa acontecendo novamente, mas pior porque aconteceu com o colaborador de Eliseu, seu ministro de ajuda, seu assistente, seu cooperador, seu servo ou como o sistema religioso o chamaria, “o escudeiro de Eliseu”. Apesar de tudo, eles estavam no mesmo time, e Geazi conhecia Eliseu. Geazi foi em frente e queria receber uma bênção em nome de Eliseu (versículo 20)! Me pergunto o que passou pela cabeça dele: “Nossa, você está maluco? Você não pode negar essa bênção…” Este ditado é fruto de uma mente cheia de cobiça! Geazi estava trazendo mais conspiração religiosa! Queremos o Temor do Senhor! Eliseu amaldiçoou Geazi e sua família por causa do seu ato! Isto é para vermos como o que fazemos em secreto pode ser tão perigoso! Isso é uma coisa muito séria! É uma loucura porque nem percebemos que quando nos movemos em pecado, cobiça, luxúria e rebelião, isso afeta toda a nossa família. Porque você fica todo bagunçado, desde as finanças até os relacionamentos, e acaba perdendo a paz. Se você está no Corpo de Cristo, você afeta a todos. É por isso que Jesus disse para eliminar tudo o que o faz pecar (Mateus 5:29-30). Não precisamos receber a graça de Deus em vão (2 Coríntios 6:1).

Servo do profeta Eliseu, Geazi desfrutava de uma posição de poder, mas era corrupto, abusando de sua autoridade para mentir e enganar Naamã, o sírio, para tirar dinheiro dele alegando que isso foi a pedido de Eliseu. Isto é conspiração religiosa! Eliseu o aflige e seus descendentes com a mesma doença que afligiu Naamã. Como punição, Eliseu amaldiçoou Geazi, transferindo para sempre a lepra de Naamã para ele e seus descendentes. Precisamos temer ao Senhor em tudo que pensamos, fazemos ou dizemos! Temos todas essas advertências na Palavra de Deus! Qual será o nosso legado? O que diremos se estivermos fora da Palavra de Deus? Como sabemos, o que realmente importa não é como começamos, mas como terminamos!

O amor de Deus sem o Temor do Senhor trará a ilegalidade para nossas vidas. Mas o Temor do Senhor sem o amor de Deus nos transformará em pessoas legalistas, sem misericórdia e bondade. “Vinde, filhos, ouvi-me: eu vos ensinarei o temor do Senhor” (Salmos 34:11).

“No temor do Senhor há uma forte confiança: e seus filhos terão um lugar de refúgio” (Provérbios 14:26). “Pela misericórdia e pela verdade a iniquidade é expurgada; e pelo temor do Senhor os homens se desviam do mal.” Provérbios 16:6

O Temor do Senhor é uma habitação para o Seu povo. Você vê como é fácil dar atenção a essas sementes em nossa mente? Judas começou a ter familiaridade! Jesus estava pregando o tempo todo! Judas não prestou atenção nem temeu o que Ele estava dizendo. Pelo Temor do Senhor podemos nos afastar do mal! Jesus não era um pregador da falsa e diluída graça. Ele era a Palavra viva. Ele falava de forma diferente. Ele nos mostrou o caminho. Agora, temos o Espírito Santo. Temos a Palavra escrita. Podemos seguir o Cordeiro hoje! O amor é uma escolha; hoje, temos uma escolha!

“O temor do Senhor conduz à vida; e aquele que o tem ficará satisfeito; ele não será visitado pelo mal” (Provérbios 19:23). Há uma coisa que esquecemos: não podemos fugir das consequências do pecado! Isto é loucura! Quando a Verdade nos liberta, precisamos continuar na Verdade que nos liberta! O Temor do Senhor é algo que precisamos buscar e ter até não termos mais fôlego!

Podemos fazer grandes coisas para Deus; Esse é o nosso legado, mas quando alguém cai, tudo que eles lembram é daquela coisa que não fizemos! A coisa boa sobre o Novo Testamento é que o Temor do Senhor nos dá uma chance de nos levantarmos. Cada um de nós, se tivermos a chance de ser Deus, aproveitaremos essa chance em um segundo! Esse é o espírito da era. Esse espírito significa poder fazer o que quisermos o tempo todo!

“Não vos esqueçais de receber estranhos, porque assim alguns receberam anjos, sem o saberem. Lembrai-vos daqueles em cativeiro, como se estivésseis cativos com eles, e daqueles que sofrem adversidades, como se vós as sofrêsseis também no vosso corpo. Que o casamento seja honroso entre todos, e a cama sem mácula; porém, aos prostitutos e adúlteros, Deus os julgará.” Hebreus 13:2-4

Para todos os conspiradores, aqui está um outro aviso: “Que a vossa conversa seja sem cobiça, e contentem-se com as coisas que tendes; porque ele disse: Nunca te deixarei, nem te desampararei” (Hebreus 13:5). Temos o poder de viver desta maneira santa porque temos o Espírito Santo! Ele nunca nos pediria para fazer algo sem nos dar o poder para fazê-lo. Por quê? “Para que possamos dizer com ousadia: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que o homem possa fazer comigo” (Hebreus 13:6). Quando você está bem com Deus, você não se importa com o que os outros fazem e falam. Leviatã começa a funcionar quando começamos a pecar, a reclamar e a ficar indignados! Continuamos entrando e saindo, mas o Temor do Senhor nos manterá dentro o tempo todo!

“Lembre-se daqueles que governam sobre você, que falaram com você a palavra de Deus: cuja fé segue, considerando o fim de sua conversa.” Hebreus 13:7

Pense em Eliseu fazendo algo que Deus lhe disse para fazer, mas no final, ele teve que amaldiçoar seu próprio servo... Pense em Paulo amaldiçoando um homem e o fazendo ficar cego (Atos 13:11). Às vezes esquecemos que somos filhos de Deus e que a Palavra de Deus é a Verdade! Precisamos do Temor do Senhor porque “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente” (Hebreus 13:8). Se Jesus é o mesmo ontem e para sempre, a Palavra permanece a mesma. O problema é que vemos Jesus apenas como o cordeiro, mas ele também é um leão! Ele é o cordeiro para o pecador, mas também é o leão para os santos!

“Não vos deixeis levar por doutrinas diversas e estranhas, porque bom é que o coração se estabeleça com graça; e não com alimentos que em nada beneficiaram aos que deles se ocuparam” (Hebreus 13:9). Não se deixe levar por essas diferentes doutrinas que lhe dizem que a Palavra mudou e que Jesus mudou! A misericórdia triunfa sobre o julgamento (Tiago 2:13)! A paz vem da obediência! Obedeça... então você terá paz... Pessoas que impõem as mãos em você é apenas uma questão de transbordar, mas a paz deve começar de dentro! A paz traz paz! Alegria traz alegria!

Queremos ter um relacionamento com Deus como um bom Pai que deixa tudo limpo e faz da Palavra o nosso escudo, nosso refúgio e proteção! Se você pegar apenas algumas partes da Palavra e achar que isso é suficiente, não é. Você está fazendo e montando seu próprio Evangelho! Quanto mais você obedecer, mais verá o quão bom Ele é porque Sua bondade nos leva ao arrependimento (Romanos 2:4); o Temor do Senhor impedirá que você tenha que se arrepender o tempo todo, porque não estará pecando o tempo todo! Não é o Temor do Senhor que nos leva ao arrependimento, mas certamente nos leva a caminhar e a permanecer neste caminho de santidade!

Se você tem orgulho em sua vida, pelo menos use-o para o seu próprio bem, não contra você mesmo! Porque tudo o que você quiser esconder ficará exposto. Se você é uma pessoa inteligente e orgulhosa, você se arrependeria de tentar manter sua aparência. Pelo menos deixe o Temor do Senhor lidar com isso quando você estiver sozinho, antes que Ele o torne público! Deixe seu orgulho lhe dar o Temor do Senhor, então!

“Pai, Sua Palavra não é para uma interpretação particular; não nos importamos com a opinião de um membro religioso da família ou com a opinião de Naamã ou Geazi; queremos contar apenas com você, e você direcionará nosso caminho! É hora de deixar o Senhor guiar nosso caminho novamente. Minha sabedoria é esterco; minha sabedoria é um trapo imundo. O pão que você vem lá de cima é o pão que nos dá vida! Nada será feito em secreto por mim, mas se algum pecado estiver escondido nas minhas partes secretas, aqui estou, Senhor, exponha-o!” Amém.

Por- Shane W Roessiger

BAIXE LIVROS GRÁTIS: https://www.hothouseoftruth.com/free-book-download/


Comments (0)


Add a Comment





Allowed tags: <b><i><br>Add a new comment: