NO ENTANTO


“No entanto, por meio da Sua palavra...” Lucas 5:1-11. Pedro e alguns dos outros discípulos já estavam lavando as redes (as recolhendo) e então vem Jesus. Sabemos que eles estavam cansados, labutando, trabalhando, pescando a noite toda, não haviam pescado nada e agora vem esse cara (Jesus) dizendo: “Volte e jogue as redes de novo e você puxará uma grande quantidade de peixes”. Os discípulos deveriam ter muitas razões para não fazer o que Jesus tinha dito. Simão (Pedro) poderia ter dito não a Jesus, mas não o fez porque era Jesus dando aquele comando a ele. Jesus não era um pescador; Ele era um pregador! Ele estava pregando, pregando e pregando a Palavra de Deus. Pedro poderia ter dito: “Eu tenho feito isso toda a minha vida, agora vem esse pregador me dizendo como pescar.” Pedro poderia ter dado a Jesus uma longa lista com os motivos para não fazer o que Jesus havia lhe dito: O tempo está ruim; os peixes não estão pegando a isca; não é a hora certa para isso; temos pescado a noite toda; o mar não está pra peixe...”. Mas eles chegaram no momento do “no entanto...” e então decidiram obedecer a Sua Palavra. Pedro teve esta postura no coração: “No entanto, sobre a Sua palavra, eu vou fazer isso. Mesmo que tenhamos trabalhado a noite toda, no entanto farei.  Ainda que as pessoas pensem que eu sou louco, no entanto, vou fazer o que Ele está me dizendo. Eu tenho pescado a noite toda, no entanto…” Ele poderia ter usado todos esses motivos, mas não! Ele disse: “No entanto, farei como Você disse”.

Never The Less... Precisamos ter essa fé e essa atitude de coração para sempre dizer: “Never The Less”. Significando “ Nada Menos”, em outras palavras: “ Nada menos que Sua Palavra, Nada menos que Sua vontade, nada menos que Sua maneira.”  Independente do que as pessoas falam, no entanto, pela Sua palavra... Seja o que for que pareça, sejam quais forem as probabilidades contra você, “no entanto...”. O que quer que eu pense, “no entanto...”. O que quer que eu tenha ou não tenha, “no entanto…”. Mesmo que seja algo que eu nunca tenha visto antes, ainda assim vou fazê-lo. Quem quer que seja, estando comigo ou não, no entanto... Mesmo que seja algo que nunca foi feito antes, no entanto... Mesmo que pareça impossível, no entanto... Never The Less, Nada menos...Vamos fazer do jeito Dele. Vamos fazer o que Ele nos disse para fazer.

Há uma outra passagem em João 21 onde veremos esta situação de “no entanto”. Às vezes, nós voltamos à maneira como costumávamos fazer as coisas e ignoramos a Sua palavra. Nesta passagem, Pedro estava enfrentando desânimo, depressão, ansiedade.... Ele voltou ao seu antigo eu, mas ele não pescou nada. Lembre-se, a passagem em João 21 aconteceu depois da morte e ressurreição de Jesus. Em ambas passagens, eles não pescaram nada. Jesus estava impedindo Pedro de voltar à antiga posição e de ficar estagnado nela. Pedro tinha caminhado com Jesus por mais de três anos e ele ainda estava tão cheio de fé em si mesmo. Então, quando a coisa ficou séria pro lado de Pedro, quando as pessoas o cercaram, ele acabou fazendo aquilo que ele pensou que nunca faria: ele negou Jesus três vezes. Isso aconteceu porque sua fé era ainda em si mesmo. Ele voltou para o mesmo lugar, para a mesma vida, para as mesmas coisas antigas, e aí ele chegou no fim de si mesmo e Jesus não o deixou nem o abandonou. Algo aconteceu naquele dia. Ele teve que perdoar a si mesmo e ele teve que se converter. Mas foi nesse momento que ele mudou sua fé inteiramente sobre o Senhor. Ele viveu o resto de sua vida como um cara do tipo “Nada Menos...”.

Às vezes, o próprio Jesus fecha algumas portas para que possamos abrir mão do que consideramos precioso. "Filho, você têm aí algum peixe?” …Jesus sabia que ele não tinha pescado nada. Jesus estava pronto para resgatá-lo daquele estilo de vida. E disse: “Lance sua rede do outro lado.” E, no entanto, havia uma multidão de peixes!

Pedro estava se cobrindo com algumas “folhas de figueira”, tentando se esconder! E aqui vem Jesus vestindo-o, novamente. O que Jesus estava dizendo é: “Não vou deixar você em desespero, e não vou deixar de terminar o que Eu comecei. Pedro, você está pronto para fazer “Nada menos” do Meu jeito agora?”

Jesus estava tentando encorajar Pedro: “Volte para o: nada menos...”. Provavelmente Pedro estava muito desanimado, mas quem apareceu? JESUS! Sobre Sua Palavra, no entanto! Lance sua rede. Jesus não disse, “Lance sua rede e vamos ver o que acontece.” Ele não disse: “Lance sua rede e pedirei ao Pai para fazer alguma coisa." Não. Ele apenas disse: “Lance sua rede”. Não fazemos mais petições impróprias (Tiago 4:3). Pedimos coisas que Deus colocou em nosso coração. Na religião e na tradição é que continuamos fazendo a mesma coisa (como Pedro) repetidamente. O primeiro lugar onde Pedro foi encontrado por Jesus foi o último lugar que Jesus encontrou Pedro. Jesus nos encontrará de volta no lugar onde Ele nos encontrou para nos resgatar. O inimigo usará este tipo de situação para nos tentar a fazer obras mortas. Jesus não estava preocupado com o peixe, mas com o coração de Pedro! Ele usou o peixe para alcançar Pedro. Jesus estava ali para pescar aquele homem - Pedro - mais uma vez.

No entanto, desta vez será diferente. Na obediência, há sempre um “Nada menos...”! Não há esforço na obediência! As pessoas não querem ouvir o Evangelho, no entanto, continue pregando! Vá e lance a sua rede novamente. Em outra situação, Jesus disse a Pedro: “Haverá uma moeda no primeiro peixe que você pescar” (Mateus 17:27). A essa altura, Pedro já sabia melhor como obedecer a Sua Palavra “no entanto...”! Pedro foi salvo de estar enredado com o mundo mais uma vez por causa da postura que tomou diante da Palavra “no entanto...” Que nos tornemos um discípulo do tipo “Farei nada menos que de acordo com a Sua Palavra.

Pai, Você é o Deus de toda a criação. E nós vamos fazer o que Você nos mandar fazer. Outras pessoas foram e não pescaram nada. No entanto, nós vamos te obedecer. Ainda que outras pessoas tenham fracassado, no entanto, nós não iremos fracassar. Ainda que outros ministérios estejam se desmoronando, no entanto, nós não iremos fraquejar. Pai, obrigado, a Sua Palavra fala, o Seu Espírito fala, então nós praticaremos o “Nada Menos”! Você é o Deus de milagres. Esperamos muitas almas, muitos frutos e tudo conforme a Sua Palavra e o Seu poder. Porque quando dizemos: “No entanto” e quando o praticamos, Você recebe a glória! Pedro não obteve a glória, Jesus sim! Pedro somente fez a sua parte: “No entanto...”

Pai, nós permanecemos em obediência, nos firmamos em Sua Palavra. Tudo depende de Você. Nada menos, vamos praticar e obedecer! Agradecemos pelas redes. Agradecemos por trazer até nós tudo aquilo que Você disse que iria trazer! Não podemos fazer nada sem Você! Obrigado Pai. Não por força, nem por violência, mas através de Você, do Seu caminho, pela Sua unção. Não importa o que vemos, no entanto, teremos um esboço, um propósito e um plano. E Você receberá a glória! Ajude-nos a ter esta postura de “NADA MENOS QUE A SUA PALAVRA”! Para sempre e amém!

Shane Roessiger


Comments (0)


Add a Comment





Allowed tags: <b><i><br>Add a new comment: