EM PARTE CONHECEMOS


“Porque em parte conhecemos, e em parte profetizamos. Mas, quando o que é perfeito vier, então, o que o é em parte será aniquilado.” 1 Coríntios 13:9-10

Sabemos que Paulo estava falando sobre Jesus e sobre vê-Lo face a face, mas por enquanto conhecemos em parte, cada um tem uma parte e quando as partes se juntam, passamos a ter todas as partes da Sua plenitude. O mundo está esperando a manifestação dos Filhos de Deus, mas a Igreja também está esperando e crescendo à plena estatura de Cristo, à unidade da fé, a homem perfeito até que todos cheguemos ao conhecimento do Filho de Deus. Deus quer que tenhamos cada parte Dele. Ele quer que conheçamos cada parte Dele, todos os Seus caminhos, toda a Sua mente, todo o Seu coração. E a cada um foi dada uma parte Dele.

Cada um de nós recebeu uma parte para que possamos compartilhá-la. Todos têm uma parte a dar, mas precisamos de todas as partes. Não podemos ter a estatura completa e todas as partes de Cristo até que comecemos a receber de todas as partes do Corpo de Cristo. Deus deu dons aos homens. E Ele também deu revelação aos homens, conhecimento, sabedoria e entendimento, e a cada um é distribuído de acordo com a medida que Deus concedeu a cada homem, uma medida de fé e graça de acordo com seus dons e ministérios em favor dos santos.

Deus deu a cada homem uma medida de Si, mas a medida completa de Cristo é quando cada homem traz a sua medida e a coloca aos pés do Corpo de Cristo para que todos participemos da única medida: a estatura de Cristo. Todo corpo bem ajustado, devidamente unido, não faltando parte alguma, pois cada dom dá a sua parte e todos recebemos, para que não nos falte nenhuma parte de Cristo. O Apóstolo tem a parte da fundação; o Profeta tem a parte profética; o Mestre tem a parte estrutural; o Pastor tem o Portão das Ovelhas e o Evangelista tem o Portão dos Peixes. E há outras partes. Todo mundo tem uma parte. Quando falta uma parte, falta todo o corpo. Se você tem um quebra-cabeça faltando uma peça, atrapalha todo o jogo. Se o corpo está faltando um dedo do pé, ele manca. A parte mais indesejável do corpo deve receber uma honra mais abundante, para que se torne mais graciosa para a causa de Cristo e para nosso próprio bem, para que não nos falte os nutrientes que vêm até da parte mais fraca do corpo. O sangue e a água da Palavra precisam fluir para todas as partes e trazer circulação para todo o Corpo, para que todos sejam trazidos à unidade da fé pelo vínculo da paz. Devemos amar uns aos outros como Cristo nos amou, para que não haja rachaduras, para que o corpo não seja dividido contra si mesmo, mas totalmente reunido por causa de todas as outras partes envolvidas, para que não percamos nenhuma parte de Cristo.

A plenitude de Deus está nos seus irmãos e, parcialmente, está em você. Por isso se cada um de nós, ao sermos guiados pelo Espírito Santo – aquele que opera os dons –, não nos submetemos uns aos outros no temor do Senhor, começaremos a nos desqualificar a receber a plenitude da natureza divina, pois não podemos obter tudo por nós mesmos nem por meio de uma só parte ou por um único dom. Precisamos de cada parte porque somos apenas uma parte, e só vemos e conhecemos em parte! Você vê uma parte e conhece uma parte, mas seu irmão vê outra parte e conhece outra parte e quando juntamos todas as partes, passamos a ser perfeitos em Cristo, a ser homem e imagem perfeitos! É por isso que não podemos negligenciar nenhuma parte do Corpo porque precisamos dela para ter tudo Dele. 

Há ordem na casa de Deus. É por isso que Paulo disse 1º Apóstolos, 2º Profetas, depois Mestres, e assim por diante. Se o profeta nunca se submete ao apóstolo, o profeta não tem fundamento para se sustentar. Os apóstolos e profetas trazem o fundamento, mas se o profeta diz que não precisa de ninguém, o fundamento fica pela metade. Devemos receber de todas as partes, mesmo das que não gostamos. Mesmo daqueles que carregam as Suas tripas e os Seus intestinos. Os Mestres não podem construir uma estrutura se não houver uma base para construir. É por isso que há ordem na Casa de Deus. Os telhadistas de uma casa não são os primeiros a colocar o telhado porque a casa ainda não está construída. Primeiro a fundação, então todos os outros dons são construídos em ordem e submissão uns aos outros. Cada parte supre e constrói em ordem a partir de Cristo, da cabeça para todo Corpo. Para que a pedra angular principal - Cristo, o Apóstolo Principal, o Sábio Mestre Construtor, edifique a Sua casa. Se o Senhor não edificar a casa, trabalhamos em vão!

Isso vale para qualquer dom ou parte do Corpo de Cristo. Nenhum dom ou parte do Corpo é melhor que o outro. É tudo tão necessário quanto o outro; e deve receber tudo tanto quanto recebe o outro. Quando recebemos apenas de uma parte do Corpo, recebemos apenas uma parte de Cristo. Alguns clamam: “Deus, eu quero tudo de Você”, mas nunca obtêm tudo Dele porque nunca recebem das outras partes de Cristo que estão em seus irmãos e irmãs. Ele não lhe dará tudo Dele porque somos um corpo e bebemos de um único Espírito e somos batizados uns nos outros em um só Corpo. É por isso que temos necessidade uns dos outros, porque no fundo estamos ligados uns aos outros por um único Pai, por um só Senhor. É por isso que Ele projetou você dessa maneira para que todos sejamos um, assim como Cristo e o Pai são um.

Precisamos nos perguntar qual é a nossa parte no Corpo de Cristo porque não somos mais individuais. Somos partes do Corpo. A assembléia dos santos não é apenas um local de encontro para os crentes. É uma montagem das partes do Seu corpo! Ele é a cabeça do Corpo e nós somos o restante do Seu corpo. Cada um sendo tratado como uma parte diferente no Corpo. É por isso que não podemos abandonar a reunião dos santos, porque se o fizermos, estaremos abandonando a reunião do Corpo completo de Jesus, que é a Sua manifestação plena. Estamos abandonando partes de Jesus, abandonando o alimento que nem conhecemos porque só podemos obtê-lo na comunhão dos santos, na mistura das partes do Seu corpo, para que nos alimentemos de toda a Sua carne e bebamos de todo o Seu sangue. Isto é o seu Corpo ajustado. Em latim, a palavra “corporativo” deriva da palavra “corpus” que significa corpo. Até os mistérios de Cristo são revelados em nossos idiomas. Nós chamamos de corpo corporativo de Cristo não porque é um negócio, mas porque é um Corpo!

A unção corporativa é uma unção como nenhuma outra porque é a unção de todo o Corpo de Cristo! Não apenas uma parte de Cristo, mas o óleo de cada parte para que possamos ter toda a medida do Seu óleo! Quando você recebe a unção de uma parte do Corpo, você recebe apenas uma medida dela, mas quando você a recebe do Corpo inteiro, você recebe o óleo como aquela viúva que encontrou Elias e o seu óleo foi pressionado, sacudido e transbordante. Um óleo que nunca acaba, a medida completa da unção de Cristo. É uma unção única operando de maneiras diferentes através de diferentes dons, e eu quero tudo; não apenas partes dela! E se eu quero tudo, não posso ser um maverick, independente, tenho que me submeter a cada parte do Corpo, a cada dom no Corpo para que eu possa receber de cada ângulo, de cada aspecto e de cada parte de Cristo. Alguns dão os princípios fundamentais e outros dão a profundidade desses princípios, os mistérios do Reino. No entanto, não podemos obter tudo isso se apenas estivermos sob a medida da unção e da palavra do nosso próprio dom, porque somos apenas uma parte de todo o quadro, apenas temos uma certa parte que deve ser contribuída para a medida completa!

Precisamos parar de exaltar nossa peça do quebra-cabeça, nosso próprio dom, nossas próprias revelações e começar a colocá-los aos pés do Corpo para que não mais vejamos em parte, mas que possamos ver o pleno conhecimento do Filho de Deus, face a face, até chegar a homem perfeito. Face a face com a plenitude da Sua revelação. Face a face com o pleno conselho da Sua Palavra e a plena medida do Seu poder. A chuva temporã foi em partes, mas a última chuva será a plenitude de Deus porque o Corpo completo de Cristo promove suprimento para o proveito de todos, é tudo em todos e através de todos até que todos cheguemos à plena estatura de Cristo. Não individualmente, mas como um Corpo, porque a plena estatura de Cristo é a Igreja, cujas portas do inferno não prevalecerão; a Noiva sem mancha nem ruga, o coração dos filhos se voltando para o Pai e o do Pai para os filhos. A manifestação do Filho nos filhos. Os filhos manifestando seu Pai. A Noiva manifestando o Noivo. O sábio construtor construindo Sua Igreja em Sua plenitude e completude, a qual é o Seu povo sendo edificado na plenitude da Sua imagem e semelhança!

O ministério itinerante e o ministério solo terminaram. É hora do ministério do Corpo de Cristo, para que todos possamos estar unidos em Espírito e em Verdade na unidade do Espírito. Para que o Espírito da Verdade nos conduza à plenitude da verdade e o que é em parte possa ser aniquilado, para que possamos ver todas as coisas e conheçamos todas as coisas para a vida e piedade, para que todo homem e mulher de Deus seja perfeito de acordo com a Sua imagem e semelhança e perfeitamente providos para toda boa obra.

O seu dom, o seu chamado e o seu destino não são para você. É para levantar os santos. Não é para sua exaltação. É para Ele, e não apenas para Ele, mas a mesma glória que estava em Cristo, Ele agora nos deu, e essa glória está esperando para ser revelada dentro de nós. Mas não “nós” separadamente, mas “em nós” que estamos devidamente unidos, para que todos sejam um e cada parte de Cristo se torne um, completo, para que a Sua glória cubra até aos confins e extremidades da terra. Para que o mundo possa vê-Lo e conhecê-Lo, para que o mundo possa conhecer o Espírito de adoção, para que a missão a qual Deus enviou o Filho, João 3:16, seja cumprida e todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Estamos ajudando a Noiva a se preparar para o dia do seu casamento, mas também estamos ajudando-a a se perseverar até o fim para que ela possa receber a sua coroa da vitória com o Cordeiro que morreu por ela e que a tornou uma guerreira vitoriosa. Que os dois se tornem um, o Marido que amou a Sua esposa como Ele ama o Seu próprio corpo, porque ela é Seu Corpo, e eles se verão face a face e estarão um com o outro para todo o sempre. É por isso que temos que fazer nossa parte agora para que mais tarde possamos ter a Sua plenitude. É por isso que temos que receber de todas as partes agora para que possamos começar a experimentar da Sua plenitude agora. E quando o Corpo inteiro chega, todos nós chegamos. Ninguém chega a lugar algum por conta própria até que a missão esteja completa, a qual é alimentar Suas ovelhas e conduzi-las pelas águas tranquilas até que as levemos a pastos verdes para a Terra Prometida de Sua Glória. Até que todos os crentes de todas as tribos e todas as nações estejam prontos e preparados para encontrá-Lo nos ares, para que O vejam face a face e estejam com Ele por toda a eternidade, amém.

Por– Joe Pinto

ASSISTA AO VÍDEO: https://youtu.be/xpjy6uGEgbI

MENSAGEM EM INGLÊS: 

https://www.facebook.com/HotHouseofTruth/posts/pfbid0C2JCUTx1s3L1kXA5qm2zGBcEuZpMLFaVwmEru5CLiMVKDxE3w3pJPAyCCQo7EWdul

BAIXE LIVROS GRÁTIS: https://www.hothouseoftruth.com/free-book-download/

 

 





Comments (0)


Add a Comment





Allowed tags: <b><i><br>Add a new comment: